domingo, 14 de setembro de 2014

ESQUELETO AXIAL

Bem mais móvel que o esqueleto axial, consiste nos ombros e quadris, membros superiores e inferiores. Liga-se ao esqueleto axial através das cinturas- escapular (ombros) e pélvica (quadris). Fraturas nos ossos do esqueleto apendicular são mais comuns, porém bem menos sérias do que nos do esqueleto axial.



Há ainda três (3) ossículos auditórios, bilaterais, alojados na orelha média:
2 martelos
2 bigorna
2 estribo

Face
14 ossos angulares e irregulares. A estrutura do nariz é em grande parte formada por cartilagem.

Ossos principais:
2 maxilares superiores
1 maxilar inferior (ou mandíbula) é o único osso móvel da cabeça
2 molares (ossos da maça do rosto)
2 palatinos
2 nasais
2 lacrimais
1 vômer
2 conchas nasais inferiores

Coluna vertebral
É o suporte central do esqueleto. Dá apoio aos órgãos internos e abriga a medula espinhal, que se liga a todo o corpo através do sistema nervoso periférico. Lesões na coluna podem interferir nos movimentos do corpo e, através do sistema nervoso autônomo, no funcionamento dos órgãos.


A coluna é formada pelas vértebras. Temos:
7 cervicais- grupo flexível de vértebras, de articulações delicadas que, no conjunto, permitem boa amplitude de movimentos. A 1ª, 2ª e 7ª vértebras apresentam formatos singulares. São chamadas respectivamente atlas, áxis e proeminente.
12 torácicas ou dorsais- Grupo bastante rígido de vértebras. Articulam- se com as 24 costelas. Com elas e com o esterno formam a caixa torácica.
Cinco (5) lombares - Grupo com as maiores vértebras da coluna, cujas articulações permitem razoável mobilidade. Suportam uma grande carga de peso, sendo especialmente sacrificadas pelo fato do homem ter se tornado bípede.
Sacro - Formado por 5 vértebras fundidas. Articula-se com os ossos dos quadris (ossos ilíacos), formando com eles a bacia.
Cóccix - Formado por pequenas vértebras fundidas, cujo número normalmente varia em torno de 4. É o “rabinho” do ser humano.

Tórax
A caixa torácica abriga o coração e os pulmões. É uma estrutura de certa flexibilidade, capaz de se contrair e expandir acompanhando a respiração.

Ossos:
24 costelas
Esterno

Costelas
As costelas se dividem em verdadeiras, falsas e flutuantes. As verdadeiras (7 pares) se prendem diretamente ao esterno.
As falsas (3 pares) se ligam ao esterno de forma indireta. As flutuantes (2 pares) não se prendem ao esterno, só à coluna.

Esterno
O esterno é um osso ímpar, localizado na parte da frente do tórax. Apresentam três partes fundidas: punho ou manúbrio, corpo e processo xifóide.
Em anexo entre as vértebras cervicais e a mandíbula está o osso hióide, o osso da deglutição. Único osso que não se articula com o esqueleto. Está fixado apenas por músculos e ligamentos.

FONTES:
JAHARA-PRADIPTO, M. Zen Shiatsu - Equilíbrio Energético e Consciência do Corpo. São Paulo, Summus, 7ª ed.
VAN DE GRAFF, K. M; RHEES, R. W. Anatomia e fisiologia humana. São Paulo: MacGraw-Hill, 1991.
http://www.ebah.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário