quinta-feira, 12 de junho de 2014

FUNÇÕES DA HEMOGLOBINA

 FUNÇÕES DA HEMOGLOBINA

Além de transportar oxigênio, a hemoglobina também participa do processo de transporte de nutrientes a todas as células do corpo, processo este, no qual o sangue leva os nutrientes e recolhe as substâncias secretadas pelas células, conduzindo-as, posteriormente, para fora do organismo.
Para se combinarem com o oxigênio, os eritrócitos precisam contê-lo em quantidade suficiente, e, isto, depende dos níveis de ferro presentes no organismo. A deficiência de ferro no organismo leva a um quadro conhecido como anemia.
A hemoglobina é capaz de transportar oxigênio numa quantidade superior a vinte vezes seu volume. Entretanto, quando se une ao monóxido de carbono, ela perde sua capacidade de combinar-se com o oxigênio, o que implicará na perda de sua função e, conseqüentemente, em possíveis danos ao organismo.
O tempo médio de vida dos glóbulos vermelhos é de aproximadamente 120 dias, após este período, eles se degeneram no baço ou no sistema circulatório , contudo, o ferro se reintegra nos novos eritrócitos (glóbulos vermelhos) que se formam na medula óssea.
Curiosidade: 
Os hematomas são formados pelo escape de eritrócitos aos tecidos. Isto geralmente ocorre pelo rompimento de um ou mais vasos sanguíneos quando na ocorrência de alguma lesão. A degradação da hemoglobina se converte em pigmentos biliares, e, estes, são responsáveis pela coloração amarelada dos hematomas.
Hemoglobina
Fonte:http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=12056&sid=edecab3615849ba4e0d78d36cafb7760#.U5pBgvldWVM

Fontes:
http://www.todabiologia.com/anatomia/hemoglobina.htm
http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=12056&sid=edecab3615849ba4e0d78d36cafb7760#.U5pBgvldWVM

Nenhum comentário:

Postar um comentário