domingo, 18 de maio de 2014

CONSTITUIÇÃO MECÂNICA DO MICROSCÓPIO ÓPTICO

O microscópio óptico (português brasileiro)ou microscópio ótico (português europeu) é um instrumento usado para ampliar e regular, com uma série de lentes multicoloridas e ultravioleta, capazes de enxergar através da luz, estruturas pequenas e grandes, impossíveis de visualizar a olho nu.
É constituído por uma parte mecânica, que suporta e permite controlar e por uma parte óptica que amplia as imagens.


ParteImagemDescrição
Pé ou baseTalpazat.jpgServe de apoio às restantes componentes do microscópio.E sustentar o microscópio em si.
Coluna ou Braço
Tubustarto.jpg
Fixo à base, serve de suporte aos outros elementos.
Mesa ou PlatinaAsztal.jpgOnde se fixa a lâmina a ser observada, possui uma janela por onde passam os raios luminosos e também parafusos dentados que permitem deslocar a preparação.
CharriotPeça ligada à platina que possibilita mover a lâmina, permitindo a melhor centralização da mesma.
Tubo ou canhãoMikTub.jpgSuporta a lente ocular na extremidade superior.
Revólver ou ÓpticoRevolver02.jpgPeça giratória que sustenta as objetivas.
Composição óptica de um microscópio óptico
ParteImagemDescrição
CondensadorKondenzor.jpgConjunto de duas ou mais lentes convergentes que orientam e espalham regularmente a luz emitida pela fonte luminosa sobre o campo de visão do microscópio.
DiafragmaÉ constituído por palhetas que podem ser aproximadas ou afastadas do centro através de uma alavanca ou parafuso, permitindo regular a intensidade da luz que incide no campo de visão do microscópio.
Lentes ObjetivasDarkfiled objective.jpgPermitem ampliar a imagem do objecto 10x, 40x, 50x, 90x ou 100x. Existem:
  • As objectivas de 10x, 40x e 50x são designadas objectivas secas pois entre a preparação e a objectiva existe somente ar.
  • As objectivas de imersão, uma vez que, para as utilizar, é necessário colocar uma gota de óleo de imersão entre elas e a preparação, o qual, por ter um índice de refracção semelhante ao do vidro, evita o desvio do feixe luminoso para fora da objectiva.
Lentes OcularesZeissok.JPGSistema de lentes que permitem ampliar a imagem real fornecida pela objectiva, formando uma imagem virtual que se situa a aproximadamente 25 cm dos olhos do observador. As oculares mais utilizadas são as de ampliação 10x, mas nos microscópios binoculares também existem oculares de 12,5, 8x e 6x.

Nenhum comentário:

Postar um comentário