quinta-feira, 3 de abril de 2014

HIOIDE

O osso hioide tem origem embrionária no 2º arco faríngeo, também denominado de arco hioide que surge no início da 4ª semana de gestação.
É ossificado a partir de 6 centros: dois do corpo central e mais um de cada pequeno e grande corno. Começa pelo grande corno ao final da fase fetal e no corpo pouco depois. Os pequenos cornos demoram mais, só ossificando nos dois primeiros anos após o parto.
Tem a forma de uma ferradura e está suspenso das extremidades dos processos estiloides dos ossos temporais.
Esse osso forma uma lâmina quadrilátera, achatada de frente para trás, alongada transversalmente e apresenta uma concavidade posterior. Dá inserção na sua face anterior aos músculos génio-hioideu, génio-glosso, hio-glosso, milo-hióideo, digástrico e estilo-hioideu; na sua face posterior insere-se o músculo tiro-hioideu.
Reconhece-se, no osso hioide, uma parte média, o corpo, de cada extremidade lateral do corpo partem dois prolongamentos: o grande corno e o pequeno corno.
Grandes cornos
Dão continuidade às extremidades do corpo e terminam por uma estrutura tumefacta , o tubérculo do grande corno.
Pequenos cornos
São pequenos ossículos ovais que se articulam com o corpo e com o grande corno do osso do hióide, ao nível da linha de união destas duas peças esqueléticas . A sua extremidade superior da inserção ao ligamento estilo-hioideu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário