sábado, 16 de março de 2013

SISTEMA NERVOSO HUMANO

SISTEMA NERVOSO

NÚCLEO CELULAR 2

NÚCLEO CELULAR

MEMBRANA PLASMÁTICA ANIMAÇÃO 3D

TRANSPORTE ATIVO - BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO

TRANSPORTES NA MEMBRANA PLASMÁTICA

TRANSPORTE DE HORMÔNIOS NA MEMBRANA PLASMÁTICA

terça-feira, 12 de março de 2013

Transporte Ativo


Neste processo, as substâncias são transportadas com gasto de energia, podendo ocorrer do local de menor para o de maior concentração (contra o gradiente de concentração). Esse gradiente pode ser químico ou elétrico, como no transporte de íons. O transporte ativo age como uma “porta giratória”. A molécula a ser transportada liga-se à molécula transportadora (proteína da membrana) como uma enzima se liga ao substrato. A molécula transportadora gira e libera a molécula carregada no outro lado da membrana. Gira, novamente, voltando à posição inicial. A bomba de sódio e potássio liga-se em um íon Na+ na face interna da membrana e o libera na face externa. Ali, se liga a um íon K+ e o libera na face externa. A energia para o transporte ativo vem da hidrólise do ATP.



quarta-feira, 6 de março de 2013

RIBOSSOMOS

LISOSSOMOS

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO


COMPLEXO DE GOLGI

MITOCÔNDRIA

Organização do Citoplasma Celular



Citoplasma Fundamental
Hialoplasma - coloide com 85% de água e proteínas solúveis e insolúveis (microfilamentos e microtúbulos); reversão de gel para sol e vice-versa.
Retículo Endoplasmático (RE)
Sistema de endo membranas que delimitam canais e vesículas.
RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; local de síntese de proteínas; também denominado RE granular.
RE liso - retículo endoplasmático sem ribossomos; local de síntese de lipídios e de carboidratos complexos; também denominado RE agranular.
Ribossomos
Grânulos de 15 a 25 nm de diâmetro, formados por duas subunidades; associam-se ao RE ou encontram-se livres no hialoplasma; são constituídos por proteínas e RNA ribossômico; ligam-se ao RNA mensageiro formando polirribossomos. Tem a função de síntese de proteínas.
Complexo de Golgi
Sistema de bolsas achatadas e empilhadas, de onde destacam-se as vesículas; pequenos conjuntos que são denominados dictiossomos. Armazenam substâncias produzidas pela célula.
Lisossomos
São pequenas vesículas que contêm enzimas digestivas; destacam-se do complexo de Golgi e juntam-se aos vacúolos digestivos. Fazem a digestão intracelular; em alguns casos, extracelular.
Peroxissomos
São pequenas vesículas que contêm peroxidase. Tem a função de decomposição de peróxido de hidrogênio (H2O2), subproduto de reações bioquímicas, altamente tóxico para a célula.
Vacúolos
São cavidades limitadas por membrana lipoproteica. Os vacúolos podem ser digestivos, autofágicos ou pulsáteis.
Vacúolo Digestivo - As partículas englobadas são atacadas pelas enzimas lisossômicas, formando um fagossomo.
Vacúolo Autofágico - Digere partes da própria célula.
Vacúolo Pulsátil - Controla o excesso de água da célula; comum nos protozoários de água doce.
Centríolos ou Diplossomos
Organelas constituídas por dois cilindros perpendiculares um ao outro; cada cilindro é formado por nove trincas de microtúbulos; ausentes nas células dos vegetais superiores. Tem a função de orientação do processo de divisão celular.
Cílios e Flagelos
São expansões filiformes da superfície da célula; os cílios são curtos e geralmente numerosos; os flagelos são longos e em pequeno número. São formados por nove pares periféricos de microtúbulos e um par central; o corpúsculo basal, inserido no citoplasma, é idêntico aos centríolos. Tem a função de movimentação da célula ou do meio líquido.
Mitocôndrias
São organelas ovoides ou em bastonete, formadas por uma dupla membrana lipoproteica e uma matriz. A membrana externa é contínua e a interna forma as cristas mitocondriais. Nestas, prendem-se as partículas mitocondriais, constituídas por enzimas respiratórias: NAD, FAD e citocromos. Possuem DNA, sintetizam proteínas específicas e se auto-reproduzem. Produz energia na célula, sob forma de ATP.

CÉLULAS SANGUINEAS

DIFERENCIAÇÃO CELULAR


Além do tamanho, as células possuem formas diferenciadas, de acordo com sua função e estrutura. As formas mais comuns são: célula ameboide (glóbulos brancos), célula ovoide (hemácias), célula de projeção (célula de glândula), célula neuronal (célula nervosa),célula ameboide (leucócito), célula estriada (célula do músculo), célula pavimentosa (célula da pele), célula lisa e célula caliciforme (língua).
.

formas das celulas Características das Células: Tamanho, Forma, Funções, Tipos e Núcleo
     A forma da célula, está diretamente ligada a sua função no nosso organismo. Mas como as células assumem suas funções sendo que todos nos originamos de apenas uma célula. A resposta para isso está na diferenciação celular, momento em que grupos de células se especializam em determinadas funções durante a divisão.
   Dessa forma passamos a ter células específicas para cada parte do corpo sendo que o conjunto dessas células que atuam juntas recebem o nome de tecido que elas atuam. E é estudado pela Histologia.  

Características das Células: Tamanho, Forma, Funções, Tipos e Núcleo


Você já viu uma célula??? Com certeza sem o auxílio de um microscópio, não! Isso porque como regra geral as células possuem um tamanho inferior ao que a visão humana é capaz de distinguir. Existem exceções, mas primeiro vamos entender melhor como são as células.
Para medir o diâmetro de uma célula nós usamos uma unidade de medida diferente, o micrometro. Equivalente a um milionésimo de metro (0,000 001), ele é representado por um símbolo específico e nós seres humanos só enxergamos a partir de 100 micrômetros.
A maior parte das células possui um tamanho inferior, mas existem casos que fogem a regra como por exemplo os óvulos humanos e alguns organismos unicelulares. A bainha das folhas de bananeira também possui células maiores do que 100 micrometros que podem, portanto, ser vistas sem a ajuda de aparelhagem.

Os outros tipos de células contam com o apoio de microscópios ópticos, eletrônicos, de transmissão e de varredura para serem estudadas, sendo que cada um deles tem um uso mais específico. As células também podem ser classificadas de acordo com o núcleo.

Elas podem ser anucleadas, mono nucleadas  binucleadas ou multinucleadas. Confira a tabelinha do post Núcleo Celular – Funções na Célula, Estrutura, Tabelas, Imagens e mais:

.

nucleos Características das Células: Tamanho, Forma, Funções, Tipos e Núcleo

Componentes químicos da célula


Componentes químicos da célula

Água - 70% do volume celular é composto por água, que dissolve e transporta materiais na célula e participa de inúmeras reações bioquímicas.
Sais minerais - São reguladores químicos.

Carboidratos - Compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. Exemplos: monossacarídeos (glicose e frutose); dissacarídeos (sacarose, lactose e maltose); polissacarídeos (amido, glicogênio e celulose). Que tem a função de fornecer energia através das oxidações e participação em algumas estruturas celulares.

Lipídios - Compostos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio; insolúveis em água e solúveis em éter, acetona e clorofórmio. Exemplos: lipídios simples (óleos, gorduras e cera) e lipídios complexos (fosfolipídios). Tem participação celular e fornecimento de energia através da oxidação.

Proteínas - Compostos formados por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, que constituem polipeptídios (cadeias de aminoácidos). Exemplo: Albumina, globulina, hemoglobina etc. Sua função é na participação da estrutura celular, na defesa (anticorpos), no transporte de íons e moléculas e na catalisação de reações químicas.

Ácidos Nucléicos - Compostos constituídos por cadeias de nucleotídeos; cada nucleotídeo é formado por uma base nitrogenada (adenina, guanina, citosina, timina e uracila), um açúcar (ribose e desoxirribose) e um ácido fosfórico.

Ácido Desoxirribonucléico (DNA) - Molécula em forma de hélice formada por duas cadeias complementares de nucleotídeos. O DNA é responsável pela transmissão hereditária das características.

Ácido Ribonucléico (RNA) - Molécula formada por cadeia simples de nucleotídeos. O RNA controla a síntese de proteínas.

Trifosfato de Adenosina (ATP) - Tipo especial de nucleotídeo, formado por adenina, ribose e três fosfatos. Tem a função de armazenar energia nas ligações fosfato.


 

CÉLULA


As células são os menores e mais simples componentes do corpo humano. A maioria das células são tão pequenas, que é necessário juntar milhares para cobrir a área de um centímetro quadrado. As unidades de medida são o macrômetro (µm), o nanômetro (nm) e o angstron (Å).
Células - rins, pele e fígado (30 µm em média); hemácias (entre 5 µm e 7µm).
Óvulo - 0,1 mm.

Citologia
O termo célula (do grego kytos = cela; do latim cella = espaço vazio), foi usado pela primeira vez por Robert Hooke (em 1655) para descrever suas investigações sobre a constituição da cortiça analisada através de lentes de aumento. A teoria celular, porém, só foi formulada em 1839 por Schleiden e Schwann, onde concluíram que todo ser vivo é constituído por unidades fundamentais: as células. Assim, desenvolveu-se a citologia (ciência que estuda as células), importante ramo da Biologia. As células provêm de outras preexistentes. As reações metabólicas do organismo ocorrem nas células.