quarta-feira, 6 de março de 2013

Características das Células: Tamanho, Forma, Funções, Tipos e Núcleo


Você já viu uma célula??? Com certeza sem o auxílio de um microscópio, não! Isso porque como regra geral as células possuem um tamanho inferior ao que a visão humana é capaz de distinguir. Existem exceções, mas primeiro vamos entender melhor como são as células.
Para medir o diâmetro de uma célula nós usamos uma unidade de medida diferente, o micrometro. Equivalente a um milionésimo de metro (0,000 001), ele é representado por um símbolo específico e nós seres humanos só enxergamos a partir de 100 micrômetros.
A maior parte das células possui um tamanho inferior, mas existem casos que fogem a regra como por exemplo os óvulos humanos e alguns organismos unicelulares. A bainha das folhas de bananeira também possui células maiores do que 100 micrometros que podem, portanto, ser vistas sem a ajuda de aparelhagem.

Os outros tipos de células contam com o apoio de microscópios ópticos, eletrônicos, de transmissão e de varredura para serem estudadas, sendo que cada um deles tem um uso mais específico. As células também podem ser classificadas de acordo com o núcleo.

Elas podem ser anucleadas, mono nucleadas  binucleadas ou multinucleadas. Confira a tabelinha do post Núcleo Celular – Funções na Célula, Estrutura, Tabelas, Imagens e mais:

.

nucleos Características das Células: Tamanho, Forma, Funções, Tipos e Núcleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário