quarta-feira, 17 de abril de 2013

ESTRUTURA BACTERIANA




 As bactérias apresentam grande variedade de formas e tamanhos de acordo com o grupo a que pertencem, elas podem ser divididas em três grandes grupos: os cocos (formas aproximadamente esféricas), os bacilos (formas alongadas) e as bactérias espiraladas (vibriões “bacilos curvados” espirilos e espiroquetas que são as formas espiraladas).
A morfologia é uma característica genética e as bacterianas são geralmente monomórficas, ou seja, mantêm sempre a mesma forma. Mutações genéticas e condições de cultivo podem alterar a morfologia original de forma definitiva ou transitória, respectivamente. Algumas poucas bactérias são pleomórficas, sem forma definida
As bactérias podem ocorrer como células isoladas ou agrupadas que chamamos de arranjos, algumas bactérias dividem-se de tal forma que formam blocos, cadeias em pares, tétrades, agregados por exemplo. Os diversos arranjos das células bacterianas são consequências da fisiologia celular.

Parede celular:
A parede celular é uma estrutura rígida e porosa que envolve externamente a membrana plasmática de quase todas as bactérias conhecidas. Suas propriedades básicas são a de determinar a forma característica da bactéria e garantir sua integridade estrutural. A parede celular é constituída por uma complexa matriz polissacarídica denominada peptidoglicano ou mureína.
O peptidoglicano é um polímero imenso, rígido, resistente, poroso e insolúvel constituído de uma rede de cadeias de polissacarídios interconectadas por pequenas cadeias peptídicas.
A estrutura do peptidoglicano não funciona como barreira seletiva no mesmo nível da membrana plasmática permitindo a difusão de muitas moléculas como água e nutrientes, mas podem representar uma barreira para certos corantes, alguns antibióticos, sais biliares, metais pesados e enzimas hidrolíticas como a lisozima.
A estrutura da parede celular separa as bactérias em dois grandes grupos: as Gram-positivas e as Gram-negativas


Nenhum comentário:

Postar um comentário