quarta-feira, 14 de novembro de 2012

CIRCULAÇÃO SANGUINEA


Sistema Circulatório
1.Todos os nutrientes, gases, água, sais, etc precisam circular por todas as células de nosso corpo. O sistema circulatório é o responsável por esta tarefa.
2. Nos vertebrados podemos dividir o sistema circulatório em três partes: sangue, vasos sanguíneos e oração.
3. As funções do sistema circulatório são: transporte de nutrientes, transporte de gases, remoção das excreções, transporte de hormônios, etc.
4. Os sistemas circulatórios podem ser divididos em: abertos (lacunares) ou fechados.
5. Poríferos, celenterados, platelmintos, nematelmintos e equinodermos, não possuem sistema circulatório. Os anelídeos possuem um sistema circulatório do tipo fechado, com vasos pulsáteis e sangue com pigmentos respiratórios. Os artrópodos possuem sistema circulatório aberto, com coração dorsal (crustáceos e aracnídeos possuem pigmentos respiratórios e os insetos não). Os moluscos possuem um sistema circulatório aberto, composto por um coração e vasos sanguíneos.
6. Nos vertebrados, a circulação varia muito. Nos peixes encontramos um coração dotado de duas câmaras (1 átrio e 1 ventrículo), passando apenas sangue venoso. Nos anfíbios, encontramos um coração com 3 câmaras (2 átrios e 1 ventrículo), ocorrendo grande mistura do sangue venoso com o arterial. Nos répteis não crocodilianos, o coração possui 3 câmaras, sendo o ventrículo separado pelo septo de Sabatier e nos crocodilianos, encontramos coração com 4 câmaras (2 átrios e 2 ventrículos), permitindo pouca mistura de sangue pelo orifício de Panizza. Nas aves e mamíferos encontramos o coração totalmente dividido em 4 câmaras. A diferença básica é a direção da artéria aorta: nas aves toma a direção direita e nos mamíferos a esquerda.
7. No sistema circulatório aberto, a linfa é bombeada e conduzida por vasos até os tecidos, onde é derramada nas hemoceles ou lacunas. Após as trocas com as células, a linfa é recolhida por vasos e retorna ao coração.
8. Nos sistemas circulatórios fechados, o sangue, nunca abandona os vasos sanguíneos. Com o batimento do coração, o sangue é conduzido por artérias, arteríolas, capilares (onde ocorrem as trocas com as células), vênulas, veias e retornam ao coração.
9. As artérias são vasos que, geralmente, conduzem o sangue até as células e possuem paredes espessas com três camadas: a mais interna é o endotélio, uma camada de tecido muscular liso e tecido conjuntivo rico em fibras elásticas. As veias são vasos flácidos que, geralmente, retornam o sangue ao coração e também possuem três camadas menos espessas, semelhantes às artérias. As veias possuem válvulas que ajudam no retorno do sangue. Os capilares são vasos muito finos, contendo apenas o endotélio, permitindo, assim a passagem de líquido sanguíneo.
10. O coração humano é um órgão musculoso, com 4 cavidades internas: 2 atrios ou aurícolas e 2 ventrículos. O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito por meio da válvula tricúspide. O átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo através da válvula bicúspide ou mitral.
11. A contração de uma câmara cardíaca (cavidade) é denominada sístole e seu relaxamento de diástole. A frequência cardíaca (frequência dos batimentos do coração) varia de acordo com o momento de atividade.
12. A frequência cardíaca é controlada pelo nódulo sino-atrial ou marcapasso, que é um aglomerado de células especiais, localizadas perto da junção entre o átrio direito e a veia cava inferior. A contração dos átrios ocorre quando o marcapasso emite ondas elétricas. Outra região especializada do coração é o nódulo atrioventricular, que atua como distribuidor do sinal gerado pelo marcapasso, estimulando a musculatura dos ventrículos a entrar em sístole. O sangue bombeado entram nas artérias sob alta pressão, denominada pressão arterial. A pressão sistólica média é de 120mmHg e a diastólica média de 80mmHg.
13. A circulação humana pode ser dividida em pequena circulação (pulmonar) ou grande circulação (sistêmica), portanto o sangue ao circular passa duas vezes pelo coração, sendo considerada dupla.
Sistema Circulatório
14. O trajeto da circulação pulmonar pode ser assim resumido: O sangue que chega do corpo pela veia cava inferior, entra no átrio direito e passa para o ventrículo direito que bombeia o sangue, através das artérias pulmonares, até o pulmão (ocorre a hematose). Do pulmão, o sangue retorna ao coração pelas veias pulmonares, entrando no átrio esquerdo.
15. A circulação sistêmica é representada pela circulação do sangue pelo corpo. O sangue passa para o ventrículo esquerdo, que bombeia o sangue para a artéria aorta que inicia a condução para cada célula do corpo.
16. A maioria das artérias conduzem o sangue arterial (rico em O2), enquanto que a maioria das veias conduzem o sangue venoso (rico em gás carbônico). São exemplos de exceções as artérias pulmonares (conduzem sangue venoso) e veias pulmonares (conduzem sangue arterial).
17. sistema circulatório linfático é constituído por uma rede de vasos linfáticos que se distribuem por todo o corpo. Caracterizam-se por apresentar maiores calibres que os capilares sanguíneos e por terminar em fundo cego. Estes, recolhem o excesso de líquidos tissulares que foram extravasados dos capilares sanguíneos, devolvendo-os à circulação. No interior dos vasos linfáticos, circula um líquido claro (sem hemácias), denominada linfa.
18. Os glânglios linfáticos (órgão de defesa) ocorrem em determinados locais do nosso corpo e atuam na filtração da linfa.
Fonte: www.corpohumano.hpg.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário