segunda-feira, 24 de setembro de 2012

TRUFAS


              Trufas  
Trufa é a denominação genérica atribuída um grupo de cogumelos comestíveis (micorriza) que crescem debaixo da terra, ou seja, são subterrâneos.

Trufa branca
O ascoma, corpo frutificado das trufas são altamente valorizados como alimento. Há muitos séculos são considerados os "Diamantes da cozinha" e um alimento com poderes afrodisíacos.
É muito apreciada nas culinárias francesa, do norte da Itália e pela alta cozinha internacional.
Devido ao seu alto preço e sabor peculiar, as trufas são usadas com muita cautela. Fatias muito fina são inseridas em carnes, sob a pele de aves assadas, na preparação de Foie de Gràs, em patês ou em recheios. Enlatadas no azeite é o modo mais econômicos e popular de desfrutar o seu sabor.
Ao contrário do que se acredita, é possível cultivar trufas. A truficultura era realizada no Sul da França desde o século passado. Como as trufas são hospedeiras de árvores, geralmente de carvalho, com as Guerras e com o exôdo rural ocorridos nesse último século, os campos cultivo de trufas foram abandonados ou destruídos.

Tuber magnatus
Nos últimos 30 anos, essa cultura tem sido retomada e ainda se encontra em formação, com produtividade muito baixa. São necessárias muitas décadas para se ter a maturidade das árvores para a produção das trufas.

Trufa fatiada
Por conta da escassez  é que seus preços são altissímos  e seu consumo reduzido.
Atualmente, elas são uma delicadeza rara reservada para os ricos, ou usada em ocasiões muito especiais.
 Especialistas consideram que a melhor trufa Tuber melanosporum, a trufa preta, produzida na França, Espanha e Itália. Chegam a custar de US$ 200 a US$ 600/kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário