domingo, 5 de julho de 2015

HIPÓFISE








A hipófise, ou glândula pituitária é uma glândula pequena que se divide em duas porções distintas, os lobos anterior e posterior, e é localizada na base do cérebro.
A hipófise anterior,  também conhecida como adeno-hipófise, secreta seis hormônios peptídeos importantes, são eles:

O hormônio do crescimento;
A adrenocorticotrofina;
O hormônio estimulante da tireoide;
A prolactina;
Dois hormônios gonadotrópicos – o FSH e o LH;
A hipófise posterior, conhecida como neuro-hipófise, secreta dois hormônios:

O hormônio antidiurético
A ocitocina
Anatomia da Hipófise. Ilustração: Alila Medical Media / Shutterstock.com

O hormônio antidiurético e a ocitocina são sintetizados por neurônios no hipotálamo e depois secretados, e os hormônios que são secretados pela hipófise posterior são produzidos no hipotálamo.
A unidade funcional hipotálamo-hipófise forma o mais complexo, e o mais dominante componente do sistema endócrino, eles se ligam através de uma estrutura chamada pedúnculo hipofisário.
A maior parte da secreção hipofisária é controlada tanto por sinais hormonais como nervosos a partir do hipotálamo. O hipotálamo recebe sinais do organismo, e esses vão controlar as secreções dos vários hormônios hipofisários.
O hipotálamo sintetiza e secreta os hormônios liberadores e inibidores que controlam a secreção de hormônios na porção anterior da hipófise.
Os principais hormônios liberadores e inibidores hipotalâmicos são:

O hormônio liberador da tireotropina (TRH), que estimula a secreção de hormônio tireoestimulante (TSH) pelos tireo tropos.
O hormônio liberador da gonadotropina (GNRH), que estimula a secreção de hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH) pelos gonado tropos.
O hormônio liberador de corticotropina (CRH) que estimula a secreção do hormônio adrenocorticotrófico ( ACTH) pelos corticotropas.
O hormônio liberador do hormônio do crescimento (GHRH) que estimula a secreção do hormônio do crescimento (GH) pelos somato tropos.
O hormônio inibidor do hormônio do crescimento (somatostatina) que inibe a secreção do hormônio do crescimento pelos somato tropos.
O hormônio inibidor da prolactina (PIH), que inibe a secreção de prolactina (PRL) pelos lacto tropos.
Os hormônios hipotalâmicos são secretos nas terminações nervosas antes de serem transportados para a hipófise, e são importantes para um perfeito funcionamento do corpo.


Fontes:

Berne, Robert M., Levy, Matthew N., Koeppen, Bruce M. e Staton. Bruce A.. Fisiologia, Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
Guyton, Arthur C. e Hall, John E.. Tratado de Fisiologia Médica, Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
http://www.infoescola.com/sistema-endocrino/hipofise/

SELA TURCICA

Sela túrcica ou Sela turca é uma pequena fosseta, em forma de "sela árabe", localizada na face superior ou cerebral do esfenoide (o osso mais complicado do corpo humano) onde está alojada a hipófise também chamada de "corpo pituitário".
Tem um pouco mais de um centímetro de diâmetro e é rodeada por quatro pequenas saliências ósseas chamadas as apófises clinoides e à frente por uma pequena saliência mamelonada chamada "tubérculo da sela" e que a separa da goteira óptica.1
Para a estudar corretamente é necessário efetuar uma tomografia computorizada ou uma ressonância magnética já que a radiografia dos ossos do crânio é imprecisa devido à existência de grande sobreposição de estruturas. Um alargamento desta fosseta é muito suspeito de tumor da hipófise.



SELA TURCICA