Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


Sol dispara a mais forte erupção deste ano

A imagem da Nasa mostra erupção no hemisfério nordeste do Sol (Foto: AFP)O Sol continua a dar amostras de sua fúria enquanto caminha para o pico de seu ciclo de atividade, previsto para o ano que vem. No início da noite da última sexta-feira, a estrela disparou a maior ejeção de massa coronal (CME) deste ano. Classificada como do tipo X, o mais forte, e magnitude 1,8, ela lançou material no espaço a uma velocidade de mais de 2,4 mil km/h.

Leia também:
Estação espacial corrige órbita para evitar lixo espacial
Ao contrário do que aconteceu na semana passada, no entanto, esta erupção não parece estar direcionada à Terra. Ainda assim, a Nasa alertou que o planeta pode ser atingido de raspão nos próximos dias. O evento foi registrado pelos observatórios espaciais SDO, Stereo e SOHO da agência espacial americana e a medida que os dados e imagens forem analisados será possível saber mais informações sobre suas causas e trajetória.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


Vazamento de óleo em Tramandaí pode ser o maior no Estado nos últimos 10 anos

Ibama ainda não sabe a quantidade de petróleo vazado da monoboia da Transpetro, mas já estuda multar a empresa

Vazamento de óleo em Tramandaí pode ser o maior no Estado nos últimos 10 anos Lauro Alves/Agencia RBS

Mancha percorreu seis quilômetros e chegou à praia de Tramandaí na tarde de quinta-feiraFoto: Lauro Alves / Agencia RBS
vazamento de petróleo em uma monoboia da Transpetro, da Petrobras, em Tramandaí pode ser um dos maiores registrados no Estado nos últimos 10 anos, conforme o superintendente regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), João Pessoa Riograndense Moreira Junior.

O derramamento levou a Brigada Militar a evacuar a orla devido ao risco para os banhistas.

— A praia de Tramandaí está bem impactada. Vai levar dias para limpar. O ideal é que não se use essa faixa de praia — alertou o técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Diego Hoffmeister.

O pior acidente até a quinta-feira nos últimos anos aconteceu em 2000, quando manchas de petróleo foram vistas à beira-mar entre Tramandaí e Cidreira. Na oportunidade, 18 mil litros de óleo poluíram o mar.

A quantidade exata de petróleo vazado ainda não é conhecida, mas o analista ambiental do Ibama que sobrevoou a área atingida, o biólogo Kuriakin Toscan, considerou que a quantidade era muito grande.

A constatação faz crer que a operação para remover a totalidade do material da areia deve se estender por dias. Por enquanto, o veraneio está comprometido entre a plataforma de Tramandaí e a barra do Rio Tramandaí, em Imbé (3,5 quilômetros).

O defeito que causou o acidente ocorreu na ligação entre a mangueira de um navio e a monoboia 602 da Transpetro, localizada a seis quilômetros da orla. A embarcação foi identificada pela BM como o petroleiro de bandeira grega Elka Aristotle, e estaria a serviço da Transpetro. Ele despejava o óleo na monoboia, que conduziria o produto até o terminal da empresa em Osório por uma tubulação.

Quando chegou à costa, às 17h, o piche se colou à areia e causou forte mau cheiro. As equipes da Transpetro usaram ferramentas, como enxadas, para tirar a substância do solo. Os danos ambientais são desconhecidos, porém certamente haverá impacto na vida marinha, de acordo com Toscan. Ele analisará a possibilidade de multa à empresa.

— É passível de autuação. Agora não se trabalha com essa perspectiva porque nosso foco é na limpeza, mas será avaliada — disse o biólogo.

Vazamento no Litoral Norte27/01/2012 | 10h21

Salva-vidas orientam banhistas a não entrarem no mar em Capão da Canoa

Há relatos de presença de óleo nesta praia do Litoral Norte, apesar de o vazamento ter ocorrido em Tramandaí

Salva-vidas orientam banhistas a não entrarem no mar em Capão da Canoa Adriana Franciosi/

Beira da praia de Capão da Canoa às 11hFoto: Adriana Franciosi
O forte cheiro e até pequenas manchas de óleo foram constatadas por salva-vidas na praia de Capão da Canoa. Veranistas que caminhavam à beira-mar, na manhã desta sexta-feira, também sentiram o odor anormal na orla.

— Estamos orientando as pessoas que evitem entrar na água. Sentimos um cheiro forte quando chegamos, às 8h20min, e agora (9h40min) constatei as manchas dentro do mar — disse o salva-vidas José Alex Antunes, da guarita 75.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012


Olhos azuis de garoto chinês brilham no escuro

Um menino surpreendeu médicos com sua incrível capacidade de visão noturna com olhos que brilham no escuro. Alguns especialistas têm estudado a visão de Nong Youhui desde que seu pai o levou para o hospital em Dahua, no sul da China, preocupado com seus brilhantes olhos azuis.
"Eles me disseram que ele iria crescer e que seus olhos brilhantes voltariam a ser pretos, como a maioria dos chineses, mas isso nunca aconteceu.",  disse o pai de Nong.
Exames médicos realizados mostraram que a criança é capaz de ler na completa escuridão e vê tão bem quanto a maioria das pessoas durante o dia.
Poderia Nong Youhui ser um alien?